Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Araçatuba, 31 de Outubro de 2014

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

30/10/2012
Programa de Orientação Profissional completa dois anos
  Envie por E-mail | imprima

Na segunda-feira (29), a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SMDERT) e Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), comemorou o segundo ano do programa de Orientação Profissional para Jovens de Araçatuba. No evento também foram entregues certificados para a turma que se formou neste mês.

O programa tem como objetivo preparar alunos matriculados no Ensino Médio interessados em ingressar no mercado de trabalho. Nas aulas são abordados temas como reflexão acerca do ato de escolher, mercado de trabalho, expectativa e autoconhecimento, profissões e habilidades e preconceitos de profissões. Além de métodos de desenvolvimento de currículo e dicas de comportamento em entrevistas.

O programa conta hoje com 717 participantes, 447 preparados para o mercado, 270 encaminhados para processos seletivos e 52 contratados por empresas parceiras. Entre as empresas que são parceiras do projeto estão Nestlé, CPFL, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Lapônia Veículos, Drogasil e Tribunal de Justiça, que contrataram os formandos, seja pela lei de Estágios ou do Menor Aprendiz.

EXEMPLO

O gerente regional do Ministério do Trabalho, Marcos Figueiredo, participou do evento e contou um pouco de sua história. “Estudei em escola pública e morei em bairro periférico. Sempre estudei e tive meus objetivos. Prestei vários concursos até chegar às condições atuais. Por isso é preciso querer mudar, ter boa vontade e estudar muito”, destacou Figueiredo.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Araçatuba, Carlos Farias, destacou que a Prefeitura sempre privilegia as ações que promovem a cidadania. Por isso, segundo ele, este projeto é mantido com o máximo de entusiasmo pela administração.

“Temos um grande objetivo de levar a Prefeitura até àqueles que realmente precisam dela. E estes jovens, ao receberem orientações para o mercado de trabalho, ganham asas para voar. Tornam-se cidadãos melhores e ajudam a melhorar a cidade em que vivem por meio do esforço próprio e seus méritos”, argumenta o secretário.